segunda-feira, 25 de maio de 2020

Nelson Gonçalves e a "História da Lapa"

Antônio Gonçalves Sobral, é o nome de batismo de uma das grandes vozes da música popular brasileira, o lendário "Nelson Gonçalves", também conhecido como "Metralha", apelido que ganhou nos seus tempos de menino no Brás em São Paulo. Nelson nasceu no Rio Grande do Sul em Santana do Livramento, seu pai mudou-se para São Paulo quando Nelson tinha 7 anos de idade e tocava violino em feiras acompanhado pelo seu filho aos 6 anos de idade. Em sua brilhante carreira Nelson Gonçalves vendeu milhões de discos, o segundo maior vendedor de discos do país com mais de 70 milhões de cópias vendidas, emplacou diversos sucessos e atravessou gerações com o seu impecável gogó de ouro. Entre as diversas jóias do seu repertório uma das minhas favoritas é a "História da Lapa" composição de Wilson Batista e Jorge Castro de 1957, um autêntico retrato da antiga Lapa, seus lendários malandros, boêmios e personagens históricos.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Carybé

Hector Julio Paride Bernabó, mais conhecido como "Carybé". Pintor, ilustrador, gravador, jornalista e pesquisador, chegou a ser pandeirista da Carmen Miranda durante um breve período na década de 30. Argentino de nascimento e brasileiro naturalizado, Carybé foi um artista múltiplo que imprimiu a sua "digital" na arte brasileira.

terça-feira, 12 de maio de 2020

David Correa



Para homenagear o compositor David Correa recordei o belo samba da Portela de 1981 ("Das Maravilhas do Mar, Fez-se o Esplendor de Uma Noite"), na minha opinião um dos mais belos sambas-enredo da história do carnaval carioca. Autor de diversos clássicos do gênero, David Correa é o maior vencedor de sambas-enredo da história da Portela, sendo também o autor de sambas clássicos de outras agremiações, vale relembrar o Samba "Skindô, Skindô" que o Salgueiro apresentou em 1984 obtendo grande sucesso. Agradeço e me sinto honrado pela Portela estender nas suas redes sociais a minha homenagem a este grande poeta do samba. https://www.instagram.com/p/CAGd5D2J7ao/ - https://www.facebook.com/PortelaNoAr/photos/a.210602682421312/1602058149942418/?type=3&theater

sábado, 9 de maio de 2020

terça-feira, 5 de maio de 2020

Aldir Blanc

O compositor e escritor Aldir Blanc é autor de diversos clássicos da MPB, entre eles "O Bêbado e a Equilibrista", o "hino da anistia" que marcou uma geração durante o período que abrangeu a abertura política após a ditadura militar, imortalizado na voz de Elis Regina, esta é uma das belas composições em parceria com o João Bosco. Aldir Blanc e João Bosco formaram uma dupla que entrou para a história da Música Brasileira a partir do início da década de 70. A minha homenagem a um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos e ilustre torcedor do Clube de Regatas Vasco da Gama.