sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Frans Krajcberg
Frans Krajcberg nasceu na Polônia em 1921 e se naturalizou brasileiro em 1957, durante a segunda guerra foi para a União Soviética e lutou contra as tropas nazistas, chegando ao Brasil em 1948. Frans Krajcberg também conhecido como o "barbudo das pedras", apelido que ganhou na década de 50 quando morou em uma caverna no interior de Minas Gerais. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1956, fixou posteriormente o seu ateliê no sul da Bahia no início da década de 70, aonde além de criar as suas obras realizou um importantíssimo trabalho de reflorestamento na região. Krajcberg é um "alquimista" que transforma a morte em vida, o devastado em belo, sua obra genial transcende a beleza plástica trazendo em seu interior uma mensagem profunda, um grito de alerta contra a devastação ambiental e as atrocidades provocadas pela ganância humana. *Caneta esferográfica sobre papel (A4).
Acesse e conheça o museu Espace Frans Krajcberg, localizado em Montparnasse na capital francesa: https://www.instagram.com/p/CASzPnphboA/
terça-feira, 14 de novembro de 2017
Alceu Valença
Lá vai uma pequena homenagem a este músico genial que registrou na minha memória algumas melodias que marcaram uma fase muito especial da minha vida..."Voltei Recife foi a saudade que me trouxe pelo braço", "Eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem e a moça no meio da tarde de um domingo azul, azul era Belle de Jour, era a bela da tarde, seus olhos azuis como a tarde, na tarde de um domingo azul, La Belle de Jour era a moça mais linda de toda a cidade...", "Na bruma leve das paixões que vêm de dentro tu vens chegando pra brincar no meu quintal", "Andei pisando pelas ruas do passado..." grande Alceu Valença !
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Nara Leão
A cantora Nara Leão emoldurou com a sua bela voz clássicos da MPB, entre eles a famosa composição de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli "O barquinho", uma das "marcas registradas" da Bossa Nova.
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Joaquim Callado
Joaquim Callado é o "pai do Choro". Flautista e compositor, nascido no Rio de Janeiro em 1848. Com o seu grupo "O Choro de Calado" foi o principal responsável pela implantação do gênero musical popularmente conhecido como "Chorinho" no período que abrange os últimos 20 anos do império no Brasil. Contemporâneo e parceiro de Chiquinha Gonzaga, dedicando a sua amiga a polca "Querida por todos", sua primeira obra publicada em 1869. Joaquim Callado faleceu aos 31 anos de idade em 1880, deixando em sua obra um grande referencial para grandes nomes da música popular brasileira como Pixinguinha, Benedito Lacerda, Patápio Silva e Altamiro Carrilho entre outros.
terça-feira, 10 de outubro de 2017
Chiquinha Gonzaga
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a pioneira Chiquinha Gonzaga, compôs a sua primeira música aos 11 anos de idade, em 1877 obteve o seu primeiro sucesso com a polca "Atraente" e no ano de 1885 torna-se a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Participou ativamente do movimento abolicionista, e da implantação do gênero musical conhecido como "chorinho" no Rio de Janeiro no final dos tempos do Império. Chiquinha Gonzaga, a célebre autora da primeira marcha carnavalesca "Ó Abre alas" em 1899, enfrentou em sua extensa carreira preconceitos sociais, lutou por causas importantes como a abolição da escravatura e posteriormente da luta pelos direitos autorais. Suas composições, suas lutas e seus triunfos, deixaram um grande exemplo e um legado inestimável para a música brasileira. Acessando http://chiquinhagonzaga.com/wp/ você tem acesso ao acervo digital, partituras e muitas informações sobre a sua vida e sua obra.
quarta-feira, 4 de outubro de 2017
domingo, 10 de setembro de 2017
sábado, 9 de setembro de 2017
sábado, 2 de setembro de 2017
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Paulo da Portela
1 - Homenagem ao lendário Paulo da Portela, o "professor" foi um dos fundadores da tradicional escola de samba do subúrbio carioca. 2 - Série de ilustres portelenses que a Portela publicou no seu Insta (*Candeia, Paulo da Portela, Paulinho da Viola, João Nogueira, Velha Guarda e Monarco). Fiquei muito contente em ver esta série publicada pela Portela !
quarta-feira, 31 de maio de 2017
Martinho da Vila
quinta-feira, 25 de maio de 2017
Zé Keti - A voz do morro
Nesta caricatura do compositor portelense Zé Keti, uma homenagem a "A voz do morro" uma de suas mais famosas composições, transformada ao longo dos anos, no batuque dos tambores e na voz do povo em um dos "hinos oficiais" do Samba.
segunda-feira, 22 de maio de 2017
Arlindo Cruz #forçaarlindo
Pensamentos positivos e muita força para um dos grandes compositores da história do Samba ! Aqui na platéia e na torcida, todos nós aguardamos a sua plena recuperação e a continuidade desse show! #forçaarlindo
segunda-feira, 8 de maio de 2017
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
2ª Bienal internacional da caricatura
A 2ª Bienal internacional da caricatura esteve em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal no centro do Rio, entre os dias 17/11/2016 e 15/1/2017. O evento idealizado e organizado pelo Luciano Magno, contou com a participação de diversos artistas convidados pelo organizador e chegou a 2ª edição homenageando o centenário do 1º Salão dos Humoristas (evento histórico realizado em 1916), tendo o privilégio de contar com alguns trabalhos apresentados em 1916, além de releituras e homenagens aos artistas participantes do pioneiro evento realizado no antigo Liceu de Artes e Ofícios no Rio de Janeiro. As minhas duas caricaturas selecionadas para o evento foram homenagens ao Raul Pederneiras (digital) e ao J Carlos (Nanquim).
Assinar:
Postagens (Atom)